Otimização do Site Tutoriais Photoshop

Vou falar hoje sobre um serviço interessante que nós da FG Solutions fizemos para o site Tutoriais Photoshop. Para quem não sabe, o Tutoriais Photoshop é o maior e melhor site sobre Photoshop do Brasil e é também referência em diversos países no tema “Photoshop”. Nada mais gratificante do que atingir os objetivos e conseguir resultados imediatos e expressivos para nossos clientes. Leia abaixo o artigo que o cliente escreveu dizendo sobre os resultados aqui em nosso blog ou veja o artigo do site do cliente:

“Quem passa as madrugadas aqui no blog deve ter notado que hoje por volta de 1 da manhã algumas coisas mudaram no blog, foram mudanças aparentemente leves no que podemos ver mas bem significativas na parte que não podemos ver, calma que já explico.

Muitos leitores vinham perguntando sobre um novo layout, esse layout já possui bem mais de 1 ano, já estava pensando em mudar mesmo, mas antes era necessário arrumar algo bem mais importante, o código fonte do blog, nele estão informações importantes do blog, coisas que os navegadores interpretam para que você consiga ver tudo da maneira correta em sua tela, hoje existem diversos tipos de navegadores, Firefox, Ópera, Safari e Internet Explorer (os mais populares), na maioria dos casos eles seguem um padrão de leitura e isso facilita o trabalho de quem trabalha nos códigos, mas (sempre existe um porém), o Internet Explorer, em especial a versão 6, é quase que totalmente incompatível com esses padrões fazendo com que você veja (ou não veja) a página do jeito que ela realmente é, para piorar muitos dos leitores ainda usam este navegador, recebo dezenas de e-mails perguntando se o blog saiu do ar, ou se está acontecendo algum problema devido esse erro de leitura do navegador somando isso mais a bagunça que estava o código fonte do ::Tutoriais Photoshop:: depois de 2 anos de atividade resolvi entrar em contato com uma agência que trabalhasse com Web para otimizar o código fonte e garantir um acesso que fosse satisfatório para a maioria dos navegadores.

Aí entrou a FG Solutions, uma agência especializada em desenvolvimento de sites, otimização (SEO) e marketing digital, entrei em contato com o Gabriel Carlini (Sócio-diretor da FG Solutions e leitor do::Tutoriais Photoshop::) e expliquei a situação, dentro de um mês o código fonte do blog tinha sido organizado e reduzido pela metade, o tempo de carregamento foi otimizado e ainda por cima ganhamos uma otimização para dispositivos móveis, coisa que hoje em dia é muito importante, caso vocês precisem construir um site/blog, fazer o trabalho de otimização para buscadores ou mesmo otimizar seu site/blog para os navegadores mais populares do mercado a FG Solutions é sem sombra de dúvida a agência certa para este tipo de trabalho, o atendimento é ótimo e o serviço prestado também.

Vejam abaixo a diferença entre o ::Tutoriais Photoshop:: antes e depois da otimização.

Resultados da Otimização Tutoriais PhotoshopComo é possível ver nem todos os erros foram sanados devido ao padrão fechado que o blogspot usa, mas a maior parte dos erros graves foram corrigidos.

Outras pequenas mudanças também ocorreram devido aos acessos feitos pelo Internet Explorer 6, muitos leitores que ainda usam este navegador reclamavam que a barra do Friend Connect que ficava na parte inferior da tela não rolava junto com o conteúdo, infelizmente esse erro também ocorria com a barra superior que ficava fixa no alto da tela, o jeito retirar este atributo do menu superior e passar o Friend Connect para a coluna direita do blog garantindo assim um acesso igual para todos os navegadores, espero que com essas mudanças vocês possam aproveitar ainda mais o conteúdo do blog seja pelo Firefox, Internet Explorer, Ópera, Safari, Chrome ou via dispositivo móvel :)”.

Além desses resultados, o André Sugai nos informou que o Tutoriais Photoshop está batendo recordes de pageviews, visitas únicas e número de visitantes online ao mesmo tempo. Isso significa que usuários que não entravam por lentidão ou navegador não compatível , agora estão acessando, e com muita rapidez, além de claro vir mais visitas através do google, já que o código foi otimizado.

Blogs e Sites lentos e não-otimizados fiquem a vontade para entrar em contato com a FG Solutions =)

Até a próxima !

Siga-me no Twitter: @carlini


Como fazer reuniões eficazes e criativas

As Reuniões são feitas para resolverem problemas, verificar como está o andamento do projeto, discutir novas idéias e diversos outros assuntos que precisam ser discutidos com os líderes e colaboradores.

Mas muitas vezes a reunião acaba se tornando chata, cansativa e ineficaz por não ter organização, controle e regras apropriadas. A seguir alguns itens para deixar sua reunião mais produtiva, criativa, motivadora e eficaz, fazendo com que as pessoas se sintam mais a vontade em dar sua opinião e enxerguem a reunião como um fator extremamente essencial e não como “perda de tempo”, como muitos dizem.

Reunião Obrigatória

A reunião deve ter participação de todos os responsáveis pelo projeto, mesmo aqueles mais tímidos e quietos devem participar, pois podem contribuir de maneira interessante, ajudando-os também na arte de falar em público. O Empreendedor deve ser delicado, mas firme ao avisar os funcionários que a presença é obrigatória.

Pauta da Reunião

Preparar uma pauta clara com os tópicos que serão tratados durante a reunião, estabelecendo o tempo de tratamento de cada tópico, é o primeiro passo para um bom planejamento. A pauta deverá ser enviada com antecedência (Recomendamos 48h antes) a todas as pessoas envolvidas, informando a data, local, horário de início e término. O envio da pauta com antecedência é muito importante, pois os envolvidos têm tempo suficiente para se preparar.

Participação de Todos

A reunião tem que ter a participação de todos os integrantes, motivando-os a opinar e propor idéias, contribuindo assim com a tomada de decisões. É fundamental escutar a todos, para se ter diferentes opiniões e pontos de vista.

Lista de itens práticos a serem praticados durante a reunião

  • Comece a reunião com uma breve explicação do motivo da reunião.
  • Anote tudo que for relevante do que está sendo discutido;
  • Não interrompa quando outra pessoa estiver falando;
  • Controle o seu tom de voz. Fale sempre em tom de conversação.
  • Apresente evidências que demonstrem que a solução proposta é coerente;
  • Ouça atentamente a todos os participantes;
  • Fale de maneira breve, resumida e sobre o tema que se discute;
  • Analise as soluções propostas;
  • Depois que o assunto for discutido, faça um resumo final com as soluções definidas. Cada tarefa ou solução terá um responsável e um prazo de entrega.
  • Nomeie uma pessoa encarregada de verificar se a solução foi implementada corretamente e no tempo previsto;
  • Intervenha quando alguém estiver falando muito ou com muita freqüência. Lembre-o: “O assunto que estamos discutindo é… Por favor, não se afaste do assunto”;

Dê uma Resposta sobre a Reunião, e recompense quem teve a melhor Solução.

Ao final da reunião, comente sobre o que achou das soluções propostas, da participação do grupo, das discussões produtivas e da importância que essa reunião teve para a empresa.

Recompense com um pequeno prêmio a pessoa que teve a principal solução para o problema, ou a idéia mais brilhante nessa reunião. Isso demonstra o reconhecimento do funcionário e motiva a pessoa e todo o grupo, incentivando a cada vez mais buscar soluções melhores e idéias inovadoras.

Modelo Básico para Ata de Reunião

Disponibilizei um modelo simples, fique livre para editar e adicionar campos:  Download

Acredito que com essas dicas você terá uma reunião produtiva, criativa e muito eficaz.

E você, como faz suas reuniões? Tem alguma coisa que faz diferente, que poderia ser incluído nessa lista?

[Update: 28/09/2009] Veja que interessante essa entrevista de Christian Barbosa do blog Mais Tempo para a rádio CBN

Me siga no Twitter: www.twitter.com/carlini